domingo, 8 de março de 2009

Entrevistada da semana - Lina Waimea.


Promoção de atitudes ambientais favoráveis através de debates de dilemas ecológicos.



Lina Waimea, Natal RN, Ex-estudante de Ecologia da UFRN, participa de atividades Nipo-culturais junto a Associação Cultura Nipo-Brasileira do RN. Ex- estudante de piano clássico. Tem interesses em questões ambientais, filosóficas e também em Religiões Orientais. Atualmente Cursa Turismo na UFRN, fala inglês fluentemente e cursa alemão na Cultura Alemã de Natal.
- Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=fpp&uid=15128754394408070247.

1. Você costuma pensar sobre a natureza e o meio ambiente? O que é que você pensa?

Sim, obviamente! Sendo um ser que atua ativamente em sua degradação como qualquer ser humano. Pois produzimos lixo todos os dias. O que penso varia com a ocasião e o local, mas geralmente são questões que lidam com ética e consciência ecológica.

2. Você faz algo para ajudar o meio ambiente? Que tipo de coisa você faz e como faz isso?

A conservação do meio ambiente começa em casa. Na minha família todos separamos o lixo corretamente. Já é um passo importante, pois a reciclagem e reutilização são alicerces de uma produção mais limpa. Costumo entrar em sites como o do Greenpeace pra ficar atualizada nas notícias e de atividades que possam ser colaboradas via internet, como abaixo assinado. Também indico o "Click Árvore", um sistema no qual você planta uma árvore com apenas um clique e ajuda a recuperar a mata atlântica, veja como em: http://www.clickarvore.com.br/index.php?page=conteudo&sec=click_oque&cont=1

3. O que você pensa sobre a questão da Amazônia e sua preservação ou desmatamento?

A questão da Amazônia é um problema de todos nós cidadãos brasileiros, que devemos estar atentos, pois é um patrimônio riquíssimo. Denunciar sem medo esse tipo de acontecimento e mobilizar, tentar conscientizar e sensibilizar os próximos também faz parte. A Amazônia envolve mais que problemas de desmatamento, mas, também abrange sérios problemas como biopirataria e tráfico de animais silvestres.

4. O que você pensa sobre a questão da poluição industrial?

Existem métodos mais limpos de produção, o grande problema é implantá-los nas empresas, pois custam caro e conscientizar os empresários é uma tarefa árdua. Mas, uma empresa mais limpa, ou que compensa sua poluição com contribuições alternativas de conservação como projetos ambientais e apoio a comunidade, possui um bom marketing e essa é uma das maneiras de conseguir convencer esses empresários.

5. O que você pensa sobre a utilização da energia nuclear?

A energia nuclear é uma energia limpa de fato, e renovável. Se a segurança for fator primordial sobre essas indústrias é uma boa alternativa a ser seguida. Mas, vale salientar que esses padrões de segurança são muito exigentes... O grande problema da energia nuclear é o lixo atômico mas cada vez mais se pensam em alternativas viáveis para seu encaminhamento mais correto.

6.Você se acha responsável pelos danos à natureza mencionados neste questionário? Por quê?

Sim! Dizer que sou omissa a muitos destes fatos seria uma hipocrisia, pois todos nós agimos diretamente ou indiretamente nesses impactos. Mas, com conscientização e conhecimento podemos viabilizar alternativas para amenizar os mesmos. O importante é não fechar os olhos, e mudar. Lembre-se de que a mudança começa em casa, e se conseguir passar isso adiante a uma pessoa, já é um contribuição. A conservação ambiental é intrinsecamente pessoal, e interior eu diria. A mudança começa dentro de nós mesmo... o que você está esperando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário